Primavera em Paris

Essa semana ouvi essa mensagem e me fez refletir sobre muitas coisas.

Certa vez um cego estava em Paris, pedindo esmolas com uma placa pendurada no pescoço que dizia: “Sou cego, me ajude”. Um escritor ao passar por ali perguntou ao cego:
- Posso lhe ajudar?
E o cego prontamente estendeu sua cestinha de moedas para receber uma “ajuda”.

Eis que o escritor tirou a placa do cego, apagou o que estava escrito, escreveu outra frase e pendurou a placa de volta no pescoço do pobre cego. A partir deste dia o cego passou a chegar em casa sempre com sua cesta transbordando de moedas. Algum tempo depois o mesmo escritor passou por ali e quando o cego lembrou do cheiro dele, segurou seu braço com afinco e lhe disse:
- Você mudou o que estava escrito na minha placa e desde então eu volto para casa com dinheiro para manter toda minha família. Sou muito grato, mas também muito curioso. O que você escreveu?

E o escritor lhe respondeu:
Quando você me pediu esmola, me pediu algo que eu não poderia lhe dar, então decidi lhe dar o que eu tenho de melhor, meu talento. Eu mudei o testo da sua placa para o seguinte:

“Hoje é primavera em Paris e eu não posso ver”

Agora meus amigos, eu lhes pergunto. Qual a lição que tiramos disso?

Eu tirei a seguinte: Só porque alguém não lhe ama do “jeito” que você quer, isso não significa que esse alguém não lhe ame com tudo que pode.

Um forte abraço a todos*

O segredo de escrever bem…

Prezados, boa tarde.

Ultimamente tenho escrito em ocasiões adversas às convencionais… E este sem dúvida foi um dos motivos por eu ser indagado hoje sobre a minha escrita… A pergunta foi: “Qual o segredo de escrever bem?”…

Bem, falando em ocasiões adversas, são agora 18h25 e estou já atrasado pra pizza de final de semestre da faculdade…

Quanto ao segredo…. Opa… mas não é segredo??? Por que as pessoas teimam em querer descobrir segredos???

Mas vamos lá… Não tem segredo!

Basta ser honesto. Honesto consigo e com quem irá ler… Se for falar do que sente, fale a verdade, traga à tona seus sentimentos, busque no âmago de seu ser as palavras que representam seus sentimentos. Imagine-se no lugar de quem está lendo, ofereça uma leitura leve e agradável. Ninguém, repito… NINGUÉM gosta de ler lamúrios e choradeiras.

Seu leitor não é seu confidente, não é seu psiquiatra, alguns nem são seus amigos… #fato

Se for falar de assuntos diversos, ao menos saiba do que está falando e procure usar um português bem dizido…. Eu quando leio algum texto, seja de blog, site, revista ou qualquer outra coisa, preciso ler 3 vezes. A primeira caçando erros, a segunda corrigindo erros, (para que eu possa entender o texto) e a terceira, me colocando no lugar de quem escreveu e imaginando a sensação de ter escrito aquilo.

Confesso que sou meio metódico quanto a isto. Chego ao ponto de imaginar se usaria as mesmas palavras, o que estaria pensando em cada momento, chego a pensar que no momento que estivesse escrevendo, pensaria o que os leitores iriam pensar do texto…. rsrs… pouco metódico né?

Isso sem contar quando as pessoas elaboram o texto, buscam referências, [pause]

WIKIPÉDIA NÃO É REFERÊNCIA PARA TEXTO CIENTÍFICO OK???

[play] passam pelo corretor ortográfico do Word, pedem ajuda de amigos e mesmo assim esquecem-se de formatar o texto, assim como propositalmente fiz com este trecho… ;)

Acho que é isso… Na verdade não é só isso, mas se eu ficar mais tempo aqui, vou me atrasar pra pizza de final de semestre da faculdade e eu bem que mereço uma pizza e um suquinho de açaí depois dessa semana atribulada que tive.

Até mais, forte abraço a todos!

Related Posts with Thumbnails