Amizade

Prezados, bom dia.

Esta semana estava escrevendo sobre algumas coisas novas, mas fui surpreendido e de repente me vi relatando (no caderno) uma situação que vivi nas últimas duas semanas.
Acho que começo a compreender o sentido de amizade. Bem, como todos sabem, eu sou uma pessoa cheia de dúvidas sobre tudo. Procuro aprender o máximo possível, seja do assunto que for. Um conceito, uma idéia, uma doutrina, enfim... de tudo!
Nas últimas duas semanas tive a oportunidade de conhecer novas pessoas, novas doutrinas, novos ideais, novos motivos para ajudar o próximo, mas o que mais me surpreendeu, foi uma nova idéia de amizade, de amizade verdadeira, complacente, doadora.

Como pra variar eu estou com dificuldade de escrever o que esta representando pra mim este conceito de amizade, vou usar um texto que ouvi certa vez e que nunca saiu da minha mente. Trecho este que, aliás, mandei a um amigo este semana.

“Certa vez, numa determinada guerra entre os soldados e capitães de um exército, estavam lá dois soldados que mantinham uma grande amizade. Numa das inúmeras contendas, percebendo o risco eminente de perder a guerra, um capitão ordenou a seus soldados a batida em retirada desta batalha.
Chegando ao acampamento um dos soldados mencionados acima, notou que na fuga, seu grande amigo havia ficado pra trás e decidiu voltar para buscá-lo. Como em qualquer exército ou equipe, recebeu de seu capitão a ordem de ficar no acampamento, pois não poderia este arriscar a vida de dois soldados pela de um. O capitão lhe disse: Não adianta. Não vai dar tempo. Quando chegar lá a única coisa que irá encontrar será o cadáver de seu amigo.

Sem sequer imaginar obedecer tal ordem, o soldado começou a correr à procura do amigo e horas depois retornou com o cadáver nos braços - assim como havia lhe dito o capitão e ouviu: Viu? Eu não disse que não ia chegar a tempo? De que adiantou ir até lá e trazer um cadáver?

Eis que o soldado, emocionado, porém mantendo a postura que seu amigo tanto prezava respondeu que havia chegado a tempo de olhar em seus olhos e ouvi-lo dizer sua última frase em vida:

Eu sabia que VOCÊ viria.”