Arbitragem do Judô em São Paulo

Ultimamente tenho notado um nível crescente de críticas à respeito da arbitragem aqui em São Paulo. Depois de muito ouvir tais criticas fiquei curioso para ver se era só a reação exasperada de alguns atletas que diziam terem sidos “lesados” pela má atuação da arbitragem, ou se tais reclamações tinham fundamento. Como eu não posso me dar ao luxo de ir aos campeonatos apenas para ficar assistindo as lutas resolvi pesquisar em vídeos da internet.
Considerei tanto vídeos individuais publicados no Youtube, como vídeos do Programa Caminho Suave e separei para analisar, apenas o período de 2009. Posso até estar muito enganado, mas o que percebi foi que muitas….MUITAS lutas não estão tendo progresso no solo. Estranhamente diversas lutas com plenas condições de desenvolvimento da técnica de solo foram interrompidas com o comando MATE no instante em que os atletas foram ao solo.

Resolvi separar este aspecto em particular, pois tenho muitos amigos judocas, bem como muitos amigos praticantes de jiu-jitsu também. Dos meu amigos do jiu-jitsu ouço ouvir que a diferença entre as duas modalidades é que uma é de luta no solo e outra em pé. E eu sempre tentei conversar e convence-los do contrário. Tanto é que as lutas de Jiu-Jitsu iniciam-se em em pé e o judô como bem sabemos possui uma gama de técnicas de solo.

Não estou com este texto tentando influenciar nada nem ninguém. Estou apenas expressando a minha opinião e buscando maior conhecimento. Gostaria sinceramente de contar com a colaboração de vocês tanto para um saudável diálogo como para que eu possa obter mais um aprendizado neste esporte que eu tanto gosto. Espero de alguma maneira ainda que em pequena escala ter colaborado com o judô.

 

Forte abraço a todos.

Marcus Vinícius Flora