Os primeiros passos

tomio-oki Meus queridos amigos e leitores, fiquei imaginando um assunto bem legal para começar este blog. Comecei juntando temas, assuntos, pessoas, etc. no final cheguei à conclusão que irei falar muito sobre judô.
O judô para mim sempre foi muito mais que um simples esporte. Muitas vezes foi uma filosofia de vida, outras vezes uma válvula de escape e algumas vezes até já foi um momento em que eu simplesmente quis estar entre amigos batendo um bom papo.
Na foto acima estão o meu primeiro professor de judô. O sensei Tomio Oki. Atualmente portador do 7º Dan de faixa preta e seu aluno, o professor Dilso Coelho, 3º Dan.
Não me canso e tenho a certeza que nunca me cansarei de dizer que o sensei Tomio foi sem dúvida alguma muito importante na minha formação. Seja minha formação como judoca, como ser humano e principalmente na formação do meu caráter. A base que tenho deve a este homem. Foi ele o responsável pelos meus primeiros passos neste caminho árduo e perpétuo.
Em meados de 2005, quando meu sensei aposentou-se, graças ao convite do meu grande amigo e irmão Franklin Martins, fui treinar na Associação Projeto Budô de Artes Marciais sob o comando e ensinamentos do sensei Vinícius Erchov, onde estou até hoje. Lá pude aperfeiçoar minha técnica de kata, bem como minha base de judô e o espírito de equipe que no Projeto Budô está muito forte ultimamente.
Hoje sou faixa preta 2º Dan, atuo como Coordenador de Oficiais de Mesa na Federação Paulista de Judô, pratico e compito na modalidade de kata em campeonatos Brasileiros, Paulistas, nos Jogos Regionais e Abertos do Interior representando a cidade de Itapeva, graças ao convite do professor e árbitro Takeshi Yokoti, e em um futuro bem próximo em eventos internacionais.
Tenho certeza que tudo o que consegui até agora e o que ainda espero conquistar se deve sim aos meus esforços e dedicação nos treinos, bem como o esforço de meus companheiros, amigos, professores, mas principalmente devo tudo isso ao sensei Tomio Oki, que repito, foi quem me guiou nos primeiros passos neste maravilhoso caminho.
Por hora vou ficando por aqui. Logo menos estou de volta.
Forte abraço a todos.
Marcus Vinícius Flora